InícioColunasHistórias da TVAlmoço com as Estrelas atravessou gerações na televisão e lançou até Roberto...

Almoço com as Estrelas atravessou gerações na televisão e lançou até Roberto Carlos

Você pode não ser daquela época, mas com certeza conhece e já ouviu falar do Almoço com as Estrelas. A atração entrou no ar em 21 de julho de 1956 sob o comando de Airton Rodrigues. Durante alguns anos, foi colunista e crítico de televisão do “Diário de São Paulo”. Ele conhecia muitos artistas, empresários e políticos.

Antes, durante dois anos, o “Almoço com as Estrelas” ocupava a grade da Rádio Difusora. Cassiano Gabus Mendes não gostou de ter gente comendo, cantando e falando ao mesmo tempo na TV. Mas, depois do sucesso nas ondas radiofônicas resolveu dar “duas ou três semanas para ver se isso pega”. Quem recordou essa história para o livro Lolita Rodrigues, que por mais de 23 anos comandou o programa ao lado de seu marido. “E não é que pegou, menino”, exclamou a atriz e apresentadora.

Sucesso por 4 décadas

O Almoço com as Estrelas foi um grande sucesso e contava com a participação dos artistas mais importantes da época, sendo que muitas carreiras foram lançadas ali. “Roberto Carlos cantou no Almoço com as Estrelas e no final o Airton perguntou para o Cauby Peixoto se aquele menino tinha futuro”, lembrou Lolita Rodrigues em entrevista para o livro Biografia da Televisão Brasileira. “Vai ser o maior cantor do Brasil”, respondeu Cauby.

O “Almoço com as Estrelas” ficou no ar pela TV Tupi até dia 12 de julho de 1980, quatro dias antes da emissora sair definitivamente do ar depois de uma série de problemas financeiros e ter sua concessão cassada pelo governo federal. Ao todo, 2204 edições exibidas ao vivo ou gravadas de forma contínua pela emissora de Assis Chateaubriant. Nos primeiros anos Aírton Perlingeiro apresentava o “Almoço com as Estrelas” no Rio de Janeiro e Kar Maya em Curitiba. Airton e Lolita Rodrigues, que apresentavam o programa em São Paulo e depois em rede nacional, levaram o programa para a Record e, mais tarde, para a TVS, atual SBT.

Esta e muitas outras histórias da Tv estão no livro Biografia da Televisão Brasileira, que eu escrevi junto com Flávio Ricco.

Últimas

Audiência consolidada SP: quinta-feira, 04 de junho

Confira a audiência da TV consolidada dos programas exibidos na quinta-feira, 04 de junho, em São Paulo

Audiência consolidada SP: quarta-feira, 03 de junho

Confira a audiência da TV consolidada dos programas exibidos na quarta-feira, 03 de junho, em São Paulo

Audiência Detalhada: Além do Tempo (Globo, 2026)

Confira a audiência consolidada e detalhada de Além do Tempo, novela que a Globo reprisa no Edição da Tarde

Veja também

Tem Pudim de Doce de Leite no Sabor de Vida

O chef Leonardo Roncon selecionou mais algumas receitas especiais...

Chef Leo ensina o preparo do doce Dorayaki no Sabor de Vida

No Sabor de Vida do domingo (17), às 13h,...

Globo mostra que o futuro na TV é mais simples do que se imagina

Os últimos movimentos da Globo e os números registrados...

Domingo é estratégico para o SBT por fechar na vice

Domingo Legal e Programa Silvio Santos puxam a média/dia para cima

Terço de Aparecida com padre Antonio Maria tem novo cenário

O tradicional Terço de Aparecida, conduzido pelo Padre Antonio...

No SBT todos acompanham o entra e sai na emissora

Profissionais com mais tempo de SBT mostram certa preocupação com as últimas saídas da emissora
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

1 COMENTÁRIO

  1. Teve uma vez em que saiu uma promoção já na TVS que a pessoa que mandasse um cupom que vinha numa revista se fosse sorteada ganhava como prêmio almoçar com o seu ídolo
    Só que o Ayrton já emendou que não adiantava pedir Gal Costa,Chico Buarque e outros desse nível porquê era um programa popular

Comentários estão fechados.