Programa destaca a importância do tratamento especializado e das alternativas terapêuticas
O Aparecida Debate desta terça-feira (23), às 22h, traz uma discussão sobre a relação entre ansiedade e automedicação, uma prática cada vez mais comum entre os brasileiros. Com apresentação de Eduardo Miranda, o programa da TV Aparecida reúne especialistas para analisar os motivos que levam tantas pessoas a recorrerem a medicamentos por conta própria e os riscos que essa decisão pode trazer para a saúde física e mental.
Embora seja vista por muitos como uma solução rápida para aliviar sintomas, a automedicação pode mascarar doenças, provocar intoxicações, gerar dependência e até comprometer tratamentos futuros. Os convidados vão abordar especialmente o uso de medicamentos voltados à saúde mental, como ansiolíticos e indutores do sono, frequentemente consumidos sem acompanhamento médico adequado.
Participam do debate o Doutor Rômulo Flister, médico clínico geral e pós-graduado em longevidade saudável, e Victoria Alves, médica e pós-graduada em psiquiatria pela Santa Casa de São Paulo. E, de forma online, o Doutor Álvaro Pulchinelli, médico toxicologista, e Ana Cristina Lo Prete, coordenadora de assistência farmacêutica (CAF) do Estado de São Paulo.
Entre os temas discutidos estarão os impactos da automedicação na saúde pública, a banalização do uso de remédios para ansiedade e insônia, além dos perigos relacionados ao uso inadequado de antibióticos. O programa também destaca a importância do acompanhamento profissional em tratamentos contínuos e apresentará alternativas terapêuticas disponíveis para quem precisa de apoio.
Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 22h.
